A velha linha bastante tênue entre o sensual e o vulgar. É preciso cuidado ao apostar em looks mais apelativos e quando se trata de transparência, essa preocupação é extremamente importante para causar uma impressão positiva sobre a sua escolha.
Nas coleções de Verão 2010, as passarelas internacionais apostaram nessa tendência, trazendo lingeries à mostra. Dolce & Gabbana, Jean Paul Gaultier, Marc Jacobs, Bottega Veneta, Christopher Kane e Just Cavalli, foram alguns que entraram nessa onda.
O Brasil não ficou de fora. No São Paulo Fashion Week Inverno 2011, a transparência apareceu nos desfiles da Cori, Huis Clos, Fernanda Yamamoto, Reinaldo Lourenço, entre outros. A moda agradou e continuou a integrar as coleções de Verão 2012, nas semanas de moda brasileiras. E nas ruas, é claro, a tendência pegou também.
Madonna, Rihanna, Naomi Campbell e várias outras famosas vira e mexe exibem seus dotes por aí em tecidos esvoaçantes. No entanto quando se trata das famosas, as coisas são diferentes. Já diria Glorinha Kalil em uma matéria sobre transparências para seu site Chic: “As celebridades e editoras de moda (que já viraram celebridades) podem usar o que bem quiserem. Elas funcionam como uma passarela paralela. Mas, fora dos holofotes é preciso muita atenção antes de usar essa moda", afirmou.
Dicas para quem quer aderir às transparências, sem passar carão por aí.
Em primeiro lugar, atente para o exagero. Tudo bem se você é do tipo ousada, mas ao em vez de fazer a Lady Gaga na balada, que tal pegar itens do estilo da cantora e adequar ao seu, por exemplo, ou melhor, para a vida real?
• Se sua ideia é parecer que não tem nada por baixo da transparência, mas obviamente quase ninguém sai pelas ruas com os peitos aparecendo, basta investir em tops ou blusas mais coladinhas em tons nude, isso pode ajudar a dar um apelo mais sexy ao look.
• Quem quer brincar com a tendência, abuse das sobreposições. Nesse caso, vale tanto investir na blusa de baixo com mesmo tom da peça transparente ou tons completamente opostos, seguindo a linha color blocking por exemplo. Mudando a cor de base, você consegue mudar completamente a proposta do look.
• Cuidado com as proporções de transparência. Se a ideia é deixar mais à mostra a parte de cima do corpo, opte por saias longas ou calças (as de alfaiataria caem muito bem, pois dão um ar mais clássico). Shorts não pode? Pode, mas nesse caso é preciso bom senso para não ficar vulgar, os de alfaiataria também são um boa opção com uma sapatilha, ao em vez de salto, para equilibrar.
• Lingeries à mostra - várias celebridades têm aparecido com espartilhos, sutiãs ou bodysuits pelas ruas. Exibir lingeries no look pode dar um charme e ficar até chic, basta saber amenizar o impacto. Para isso, uma saída é combinar com peças mais pesadas. E claro, existe hora e lugar para tudo, lingerie à mostra é sempre provocante, portanto, evite esse tipo de look em ambiente de trabalho ou na hora de pegar um ônibus, para não ouvir o que não quer.
• Não se sente tão segura ainda para entrar nessa moda? Comece pelos detalhes, que podem vir nas costas, no pescoço e nas mangas, por exemplo. Marc Jacobs e Stella McCartney apostaram em mangas transparentes bufantes nos desfiles, que podem servir de inspiração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem!!