Páginas

sábado, 22 de dezembro de 2012

Cabelo x Cloro

Nada melhor que um banho de piscina geladinho para se refrescar no verão. A vontade que dá é a de passar o dia inteiro dentro d'água, aproveitando. O problema é que a maioria das pessoas  ( EU ) só lembra do quanto a piscina faz bem a elas e esquece de se proteger de algo que faz muito mal: o cloro. 


Bom, eu fui para o Parque Aquático Cascanéia -SC na minha viagem de Formatura, o que foi muito legal... Só que eu acabei esquecendo de uma coisinha lá no parque, sabe o que? de me CUIDAR, mas especificamente da pele e do cabelo. Mas como eu sou uma ótima pessoa não deixarei acontecer isso com vocês, por isso eu resolvi dar algumas dicas do que fazer antes e depois da diversão.

Primeiro você deve usar um leave-in com filtro solar para proteger os fios, e claro muito bloqueador solar na pele! A parte mais importante vem depois. Lave bem o cabelo para retirar todo o cloro que sobrar, uma dica é usar água mineral. Ela ajuda o cabelo a se recuperar dos danos. Esse é o pouco que eu sei e que me ajudou muito.


Mas eu dei uma pesquisada no nosso querido Google e acabei achando no site GNT.Globo algumas dicas bem melhore que as minhas - confira:

ANTES DA PISCINA

Mantenha a película protetora da pele
"Nunca lave o rosto com sabonete antes de entrar na piscina, pois isso dá uma quebrada na película protetora da pele e ela fica mais exposta", diz a esteticista Roseli Siqueira.

Cuide da alimentação
A alimentação é muito importante para o bem estar da pele. Mas também é preciso lembrar de consumir alimentos que mantenham a sua emulsão epicutânea natural, que é essa pequena oleosidade protetora. Incluir em suas refeições diárias uma colher de azeite é uma boa maneira de fazer isso. 

Aumente a resistência da pele
Antes de entrar na piscina com cloro, use produtos à base de lipossomos e ceramidas. O lipossomo encapsula as células, impedindo o contato delas com o cloro. As ceramidas retêm a água do corpo, o que também funciona como uma película de proteção.

Dê uma 'selada' nos fios
Hoje em dia, existem alguns produtos que dão uma selada nos fios e impedem que, tanto o cloro quanto os raios solares penetrem neles. O ideal são os sprays, pra não deixar o cabelo melecado. Esses produtos podem ser usados antes e depois do seu banho de piscina, pra continuar protegendo os fios dos efeitos do sol.


DEPOIS DA PISCINA

Limpeza completa da pele
É muito importante tirar da pele toda a sensação de cloro. O ideal é limpá-la em algodão embebido com chá ou loção. “Eu gosto de usar demaquilante, pois tem um pouquinho de óleo”, diz Roseli Siqueira.

Elimine todo o cloro dos fios
Depois de expor o seu cabelo é preciso eliminar todo o cloro, e os xampus e condicionadores comuns geralmente não atuam de forma tão completa. O ideal é lavá-los com um produto antirresíduo para tirar o excesso, sugere a cabeleireira e maquiadora Juliana Barbosa. 

Atenção especial aos olhos
Como a área dos olhos é muito fininha, tende mais a secar e, assim, escurecer, enrugar. Então, é importante fazer compressa nos olhos para hidratar. Faça uma compressa de água de rosas e mel, por exemplo.

Hidrate seu cabelo
O cloro é muito agressivo. “Ele penetra nos fios, endurece o cabelo e o deixa esverdeado”, conta Juliana Barbosa. Por isso, mesmo que você o proteja, é importante aplicar uma máscara hidratante pra dar uma revitalizada.

Se os cabelos esverdearem
Dê uma primeira lavada com detergente e só depois aplique o xampu e o condicionador normalmente. Se ainda não sair, depois de três ou quatro dias use de novo. Também aplique uma máscara hidratante após o banho. "Mas tem que ser máscara branca, porque se houve alteração na cor dos cabelos, é sinal de que a melanina está sensível", explica Juliana.

Para quem está sempre na piscina
Outra dica importante, principalmente para quem faz natação ou está sempre na piscina, é ter um cuidado mais especial com a pele uma vez por semana. “Se você vai para a piscina na quarta e na sexta, por exemplo, aplique uma máscara hidratante durante 15 minutos no sábado”, ensina Roseli Siqueira.

Um carinho especial
A pele precisa ser respeitada. Que tal dar uma atenção especial a ela? Faça uma massagem e dê beliscões largos para ativar a circulação e trazer mais vitalidade.

Proteja sua touca de natação
Essa é para quem faz natação: para que a touca de silicone não saia da sua cabeça, depois que lavar a touca seque direitinho e passe um pouco de talco. 

Ah, lembrando também de ingerir muito líquido, pois isso faz toda a diferença. Agora que você já sabe o que fazer antes e depois de entrar na piscina, o máximo que eu posso fazer é-lhe desejar uma ótima Férias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!!