Páginas

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Lendo Por Aí: Amizade!



As melhores amigas estão acostumadas a se ver todos os dias. Mas e quando elas estudam em escolas diferentes, em cidades distantes, ou não podem se encontrar todos os dias? Ou quando são, por exemplo, amigas pela internet? É mais difícil se acostumar com o fato que você não pode ver a sua amiga todos os dias, quando vocês estudaram na mesma escola durante anos e agora uma de vocês terá que mudar. Ou quando acontece a temida mudança de cidade: como lidar com os amigos que estão sendo deixados para trás? Com o fato de que você não consegue se adaptar sem a presença de quem sempre contou?
A distância não precisa – e nem é -, um problema na amizade. Já tive (e ainda tenho) várias amigas que não estudam na mesma escola eu, que moram em cidades diferentes e isso não atrapalha exatamente em nada a amizade. É possível driblar a distância com SMS, encontros no MSN, um passeio diferente nos fins de semana e até visitando a sua amiga ou amigo. Eu mesma conheço desde a infância duas meninas que sempre tive relações estáveis, e mesmo morando longe ou estudando em outra escola, a amizade sempre continuou forte.
É claro que, nas primeira semanas, a amizade pode sofrer. Vocês estão acostumadas a se ver sempre e todos os dias, e a saudade vai aumentar muito, além do fato de não poderem se ver sempre, o que costuma ser bem chato. Mas não deixe a amizade cair sempre conversando com ela pela internet: Twitter, Facebook, MSN estão aí para isso. Também não esqueça de ligar: afinal, ouvir a voz da amiga aproxima muito mais do que só teclar nas redes sociais.
Não deixe sua amiga de lado e sempre procure contato com ela. Marque várias saídas, quando, por exemplo, houver feriados e fins de semanas. Tenho algumas amizades do qual saio sempre, e por isso, não deixamos nunca de nos ver, e justamente por isso a amizade não sofre com os dias separadas. Não esqueça de reservar atenção.
Já no caso de amigas da internet – o que acontece muito na adolescência -, o segredo é sempre manter a amizade próxima. Cultivá-la, conversar todos os dias, manter a aproximação com a sua amiga (de preferência, uma amiga com muita confiança, já que na internet é difícil saber com quem se realmente conversa), troque ideias, converse sobre as bandas, artistas, filmes ou séries que vocês gostem, e conversem sempre por MSN. É fácil manter uma relação próxima sem a distância separá-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem!!